PERCEPÇÃO DISCENTE E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE 2017
Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Educação. Área de Concentração: Formação de Professores.
Resumo:
Mostram-se relevantes pesquisas que buscam analisar o desempenho acadêmico e os
principais fatores a ele associados, bem como a percepção discente sobre as condições do
processo formativo nos cursos de licenciatura, uma vez que podem contribuir no
aprimoramento da qualidade da formação inicial de professores. Desse modo, a investigação
teve como objetivo geral verificar a percepção discente sobre diferentes aspectos dos cursos e
os fatores socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes dos cursos de
licenciatura em Educação Física no ENADE 2017. A pesquisa é caracterizada como
descritiva, exploratória, quantitativa, documental e transversal. Participaram do estudo 15.400
(26,52 ± 6,43 anos de idade) concluintes dos cursos de licenciatura em Educação Física que
participaram da edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE 2017.
Foram utilizados os microdados da referida edição do exame disponibilizados no site do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados
correspondem ao desempenho na prova (componente específico) e a percepção dos estudantes
sobre o processo formativo no “Questionário do Estudante” composto por 68 questões. Foi
realizada estatística descritiva e inferencial. Para as comparações entre as categorias
administrativa (pública e privada) foi recorrido ao teste U de Mann-Whitney. Já para
comparações entre as regiões geográficas foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Os dados
foram analisados via o software SPSS versão 20,0. Foi considerado a significância estatística
de p<0,05. Inicialmente os dados apontaram índices adequados de homogeneidade,
esfericidade e variância explicada para os três componentes do questionário avaliados, i)
Organização didática, ii) Infraestrutura e instalações físicas e iii) Oportunidade de ampliação
acadêmica e profissional. No segundo momento foram evidenciadas médias satisfatórias da
percepção dos estudantes nesses três componentes. Por fim, constatamos fatores associados ao
desempenho acadêmico, como por exemplo, um maior desempenho dos estudantes de cor
branca e amarela, que cursaram o Ensino Médio em curso Profissionalizante técnico, que os
pais possuem pós-graduação e dos estudantes que não possuem vínculo empregatício.
Link para a dissertação completa: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o_ANTONIO-EVANILDO-CARDOSO-DE-MEDEIROS-FILHO.pdf