Membros


MEMBROS   

    José Airton de Freitas Pontes Junior









Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal, e Pós-Doutorado em Educação, na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/CNPq). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Tem desenvolvido estudos e pesquisas em Avaliação, com foco em sistemas de avaliação em larga escala, estágio, formação de professores e internacionalização da educação superior.

Leandro Araujo de Sousa







Doutorado e Mestrado em Educação (Avaliação Educacional) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Canindé. Pesquisa nas áreas de Educação Física Escolar, Formação de Professores e Avaliação Educacional com ênfase em métodos quantitativos. Líder do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional - NiAVe.


Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho

Doutorando e Mestre em Educação pelo o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialização em Metodologia do ensino de Educação Física pelo Instituto Prominas Serviços Educacionais. Graduado em Educação Física (Unicatólica) e em Pedagogia (Instituto Brasileiro de Formação-IBF). Atualmente é professor substituto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA/Iguatu-Ce. Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq), Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE/CNPq). Tem desenvolvido estudos e pesquisas na área de formação de professores, com foco em estágio e avaliação educacional.
     Link Lattes  http://lattes.cnpq.br/1610904918196146




 Lindolfo Ramalho Farias Junior 












Doutorando em Educação - UECE (2018), Mestre em Linguística Aplicada - UECE (2016); Especialista em Semiótica Aplicada à Literatura e áreas afins - UECE (2013); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - FAEL (2018); Especialista em Gestão Pedagógica na Educação Básica - UECE (2018); Graduação Letras-Português (2008);Graduação em Pedagogia - Metodista (2020). Formações em andamento: Letras -Bacharelado/Inglês- UECE (8º semestre); Especialização em Autismo (Unichristus - 2020). Atua principalmente nos seguintes temas: Semiótica Social e Tradução Audiovisual Acessível - Audiodescrição, atualmente pesquisa sobre Formação de Professores / Tecnologias na Educação / Educação a Distância / Acessibilidade e Políticas em Avaliação Educacional. Integrante dos Grupos de Pesquisa LEAD (Legendagem e Audiodescrição) - UECE/PosLA e IMPA (Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional) - UECE/PPGE.
Link Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/6879903677363185



Mariana Cristina Alves de Abreu 










Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), núcleo Planejamento e Avaliação de Sistemas Educacionais. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), linha de Avaliação Institucional. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Padre Dourado (FACPED). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Educação Básica da Rede Municipal de Fortaleza (CE). Atualmente participa como membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA) e do Grupo de Pesquisa de Avaliação em Gestão Educacional (GPAGE). 
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6334033318703468


Mark Clark Assen de Carvalho









Professor Titular de Sociologia da Educação do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001): História, Política & Sociedade, com estudos de Estágio Pós-Doutoral realizado na Universidade Federal do Pará/UFPA no Programa de Currículo e Gestão da Escola Básica(2020); Mestre em Educação: História de Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre/UFAC (1990) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1994) pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Foi professor na rede pública de ensino do Estado do Acre onde, além da docência, exerceu as funções de Secretário Escolar, Coordenador Pedagógico, Técnico em Educação e professor no Curso de Magistério. Na educação superior tem experiência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária e na gestão acadêmica nas funções de Pró-Reitor de Graduação, Coordenador de Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, Coordenador de Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenação do Mestrado em Educação da UFAC e Diretor de Programas e Projetos Especiais. Desenvolve estudos, pesquisa, produz e orienta trabalhos acadêmicos vinculados às seguintes temáticas: política educacional; formação de professores, sistema de ensino, gestão e financiamento da educação, organização e administração de sistemas de ensino, políticas de acesso e permanência na educação superior. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Acre/UFAC e do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte da Universidade Federal do Pará/UFPA.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0736995836464424




Ana Carla dos Santos Silva











    Graduada em Educação Física na Universidade Estadual do Ceará. Experiências como monitora de disciplina (Avaliação em Educação Física Escolar) em 2018/2019. Integrante do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional- IMPA. Professora temporária do Estado do Ceará. 





   


Francisca Nimara Inácio da Cruz

 










Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) e monitora das disciplinas de Fisiologia Cardiorrespiratória e Cinesiologia Aplicada. É especialista em Fisiologia do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé.

 Ítalo Breno Rocha Roseira 










Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Bolsista de pós-graduação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Bolsista de Iniciação Cientifica/Cnpq (2018-2019), experiências como monitor no Projeto de Extensão de Práticas Corporais e Cidadania-PCC (2016) e no Projeto de Extensão de Atividade Física, Esporte e Cidadania-NAFEC (2018) na UECE. Participou como bolsista do Projeto Eu Prático Saúde na Escola (2017). Integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE/UECE) e do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE).
    Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0258331966603819


 Paulo Maia Ferreira Júnior 









    
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Ensino de Educação Física, licenciado e bacharel em Educação Física. Colaborador do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional - IMPA. Desenvolve pesquisas na área de avaliação da formação de professores, avaliação em larga escala e estágio curricular supervisionado. 
    Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6846511356155901


Thais Ferreira Lima 









    
Bolsista de extensão no projeto FormAção IMPA, integrante do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Politicas de Avaliação Educacional, integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física Escolar, monitora voluntária do Projeto Ginástica para a Comunidade
    Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7370527870115221



Alessandra de Oliveira Maciel











Graduada em Pedagogia (1998) e especialista em Psicopedagogia (2001) pela Universidade Estadual do Ceará e Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará e em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (2010) e mestra (2018) e doutoranda em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2019). Atua como Técnica em Educação na Célula de Avaliação da Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Avaliação, atuando também nos seguintes temas: Política e legislação educacional, Letramento, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Instrumento, Modelo e Política em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq).
    Link Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/8932272396099630



Ana Gabriella da Silva Nogueira












Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Militar de Fortaleza(2014). Tem experiência na área de Educação Física.



Arimate Alves Noronha











    Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente é permanente da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação de professores, políticas públicas. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará -UECE.


Aristóteles Pinheiro Silva










  • É mestrando em Planejamento e Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE); especialista em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela UECE e graduado em Letras (Português) também pela UECE. Tem interesse nas áreas gestão pública, políticas públicas, política educacional e avaliação educacional. Atualmente, é professor efetivo de Língua Portuguesa na rede pública estadual do Ceará.


Bianca da Silva Franco












  • Graduanda no Curso de Educação Física na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista ICT/FUNCAP (2020-2021) - PROPGPq - UECE. Membro do Grupo de Pesquisa, Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA) - UECE. Membro do Projeto de Extensão do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará - Núcleo de Atividade Física, Esporte e Cidadania - NAFEC.
  •   Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1392182850938155


Elane da Silva Santos










  • Graduada em Educação Física na Universidade Estadual do Ceará. Aluna na Especialização em Educação Física escolar. Experiência na área de Educação Física Escolar e em Projetos de cunho Sociais. Integrante do Grupo de Pesquisa IMPA. Atualmente professora substituta do Governo Estadual do Ceará. Lotada na Escola de Ensino Profissionalizante Joaquim Moreira de Sousa.
  • Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9393395373340762


Francisco Edmar Pereira Neto











  • Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2001), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente cursa Doutorado em Educação na Universidade Estadual do Ceará. Foi coordenador do curso de Graduação em Pedagogia, primeiro na cidade de Tauá (2007-2009) depois na cidade de Crateús (2011/2012 e 2013/2014) ambas no Ceará. De 2012 a 2013 participo como professor bolsista e, depois, como Articulador Geral do Programa de Qualificação Docente em Língua Portuguesa (PQLP) da CAPES em Timor-Leste. Nos últimos anos exerceu na UECE as funções de Assessor de Relações Internacionais no Escritório de Cooperação Internacional, Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UECE, Procurador Educacional Institucional e Pesquisador Institucional e a Chefia do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Estadual do Ceará Tem experiência na área de Psicologia da Aprendizagem, Gestão e Internacionalização do Ensino Superior e Avaliação Institucional. 
  • Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8955161857480401  


Gessica Nunes Noronha



Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará/UFC, especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes e Professora Efetiva na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/Ce. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência - PIBID de 2014 a 2015, no subprojeto de Pedagogia, com o tema: Alfabetizar Letrando na Educação Infantil e Ensino Fundamental I: Promovendo uma Aprendizagem Significativa com Ludicidade. Atualmente participa como membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE).




Hebe Mara dos Santos Vieira










  • Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1992) e em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2000). Foi professora/coordenadora do Laboratório de Matemática da EEM Liceu do Conjunto Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Foi Professora do Colégio Stella Maris. É professora efetiva da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará desde 2002. Foi Diretora Geral da EEM Liceu do Conjunto Ceará, no período de 2004 a 2008. Atuou como Professora Coordenadora de Área nesta mesma unidade escolar. Participou como tutora do Programa de Capacitação Profissional, destinado aos candidatos ao cargo de Professor da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Foi supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/Matemática pela Universidade Federal do Ceará na Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará. Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2013). Atuou como formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/PAIC em 2014, 2015 e 2016. Cursando especialização em Enfermagem do Trabalho no Centro Universitário Estácio do Ceará. Foi consultora da Formação Continuada de Professores de Matemática do Ensino Fundamental - Anos Finais - Programa de Aprendizagem na Idade Certa - Mais Paic no período de junho de 2016 a outubro de 2018. Sou formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - MAIS PAIC - 4 e 5 anos - Matemática - Crede 6/Sobral-CE.
  •   Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5707769322801399


Jayane Mara Rosendo Lopes












  • Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE - Campus Canindé). Especialista em Fisiologia do Exercício na Saúde e no Desempenho pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Graduada em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE - Campus Canindé). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Paraíso do Norte (FAPAN). Professora Efetiva de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Canindé (CE). Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NIAVE/IFCE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).
  • Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2904705588543772



José Jander Teixeira de Oliveira
                                        










    Possui especialização em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018), graduação em Educação Física Plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, núcleo Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO (2010); graduação em Dança - Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Durante a graduação em dança, foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência - PID por 2 anos; bolsista da Bolsa Arte: Laboratório Abrigos Sensíveis -LAS / Secult Arte por 1 ano. Em 2017, ingressou no grupo de pesquisa Póeticas do Corpoespaço, onde atuou como pesquisador em dança na linha de Composição em Tempo Real. No mesmo ano, ingressou no Núcleo de Investigação em Atividades Físicas na Escola - NIAFE/UECE como professor pesquisador, que atua na elaboração de propostas de intervenção visando o combate ao inativismo e promoção da atividade física e saúde no ambiente escolar; e Concepções Pedagógicas em Educação Física para saúde na escola. Em 2020, ingressou no grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas de Avaliação Educacional - IMPA, com o desejo de aprofundar os conhecimentos em avaliação educacional no componente curricular Educação Física e Dança. Ministrou disciplinas de Bases Anátomo Fisiológicas - Anatomia I pelo Instituto Dom José - IDJ, faculdade Labor (2015); e tem auxiliado, como Professor Convidado para ministrar aulas nas Disciplinas de Dança no Curso de Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.(2018 - 2020); curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri- Urca-UDI; Curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC.



    Letícia Maria Alves Braz


    Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Professora integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE/UECE) e do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/UECE). Possui e desenvolve pesquisas e trabalhos na área de Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde. Foi monitora do projeto Eu Pratico Saúde na Escola (2017-2018) e residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica no subprojeto de Educação Física (2018-2019). 



    Luciano Nery Ferreira Filho











    • Tenho bacharelado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sou Especialista e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atualmente sou Doutorando em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do ceará (UECE). Sou professor efetivo de Biologia da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC-CE), já atuei como Articulador de Gestão da Superintendências das Escolas de Fortaleza (SEFOR), como Coordenador do Distrito de Educação V da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza, como coordenador da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (COAVE/SEDUC-CE) e como Coordenador da Coordenadoria da Educação em Tempo Integral - COETI/SEDUC-CE. A COAVE e a COETI são coordenadorias que fazem parte do organograma central da SEDUC/CE.
    • Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3478688225349425


    • MARIA IRILENE ALVES DOS SANTOS 












    • Mestranda em Educação na Linha de Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2019). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Maciço do Baturité - FMB (2018). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED (2016). Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NIAVE/IFCE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa, Instrumentos, Modelos e Políticas de Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica nas subáreas de Pedagogia e Matemática.
    • Link Lates: http://lattes.cnpq.br/9792033215408467


    Nárgila Mara da Silva Bento








    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE (UNIVASF). Professora Substituto/Temporária da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tutora EaD do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-2012), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação (2013) e Especialista em Educação à distância: Fundamentos e Ferramentas (2016). Foi professora de Educação Física da Educação Básica do Estado do Ceará (2012-2017). É membro do LECCORPO Laboratório de Estudos da Cultura Corporal (CNPq). Membro do LECPEF Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (2017-2019). Foi Bolsista (Capes) no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE (UNIVASF). É autora do livro Dialogando sobre o ensino da Educação Física: Esportes coletivos na Escola. Editora Curitiba: CRV, 2019. Participou do projeto na área de Educação Física e Inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - 2011-2012). Atua na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Aspectos Socioculturais das Práticas corporais; Cultura corporal; Modalidades Esportivas; Educação Física Adaptada; Danças, Tecnologia, Sociedade e Corporeidade.


    Paulo Edson Silveira









    Mestrando em Educação na UECE. Especialista em Atividade Física com Aspectos: Fisiológicos, Patológicos e Farmacológicos (UECE). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UFC). Professor efetivo da Secretária de Educação do Ceará (SEDUC), vinculado a EEM Governador Adauto Bezerra. Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos egressos do Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRAN). Integrante do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE). Tenho interesse por estudos e pesquisas na área de Educação Física Escolar, avaliação em larga escala e do processo de ensino/aprendizagem, Estágio Curricular Supervisionado, Formação de professores, expectativas acadêmicas e profissionais de licenciados.































    Postagens mais visitadas deste blog

    Oportunidades

    Perfil socioeconômico e envolvimento de estudantes de graduação em educação física no ENADE / BRASIL

    Avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física Escolar