Projetos Concluídos

 



Projeto: Atuação Docente no Ensino Superior na Percepção dos Discentes de Cursos de Licenciatura (2019)

Pedro Eder da Silva Pedrosa
José Airton de Freitas Pontes Junior

    O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) avaliam três componentes que permeiam os três eixos da educação superior, que são o ensino, pesquisa e extensão. Tendo em vista que até então não se tinha um sistema de avaliação para o ensino superior. O sistema tem como caráter avaliar em três componentes os eixos da educação superior, sendo eles: ensino, pesquisa e extensão, criando então o ENADE (Exame de Desempenho dos Estudantes), exame que avalia os estudantes que estão concluindo sua formação acadêmica. 
    Proposto a cada três anos, em cada curso, o ENADE, serve mais precisamente para compreender como está a situação da universidade e de seus alunos, podendo facilitar o entendimento de onde precisa se melhorar e fechando os pontos para se continuar avançando. Os resultados obtidos pelo ENADE permitem uma verificação dos conhecimentos dos acadêmicos sobre os conteúdos que são abordados em sua formação.
     Desse modo, a proposta do estudo teve como objetivo identificar a percepção dos estudantes dos cursos de Licenciatura em relação aos processos da organização didático pedagógica.

Projeto: Estágio Supervisionado na Formação do Licenciado em Educação Física (2019)

 Yasmim Soares Rodrigues
José Airton de Freitas Pontes Júnior  


     Esse projeto tem como questão norteadora: como os acadêmicos percebem o Estágio Curricular nos cursos de Licenciatura em Educação Física no Brasil? Os resultados podem proporcionar contributivos para o aprimoramento acadêmico e profissional da área, bem como fundamentar os direcionamentos pedagógicos existentes no âmbito educacional, delimitar as dificuldades atuais no ato pedagógico, estrutural e avaliativo da disciplina, além de potencializar a conscientização dos professores de Educação Física sobre a importância do estágio no processo de ensino- aprendizagem dos novos docentes. Analisar as percepções dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em relação ao Estágio supervisionado no Questionário do Aluno da prova do ENADE de 2017. O Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza os micro dados dos questionários de características socioeconômicas e das respostas dos estudantes nas provas e são de livre acesso à comunidade acadêmica. Por meio de uma pesquisa quanto-qualitativa, iremos recorrer aos recursos da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, dos Modelos de Equações Estruturais pertinentes para a análise dos dados e de Regressão multinível, bem como a utilização da TRI quando aplicável.

Projeto: Contexto do Processo Formativo dos Cursos de Educação Física no Brasil na Percepção dos Acadêmicos (2019)

Thais Ferreira Lima
José Airton de Freitas Pontes Júnior

    As oportunidades de ampliação acadêmica e profissional são fatores que estão relacionados à qualidade de um curso de Ensino Superior. Diante disso, é importante que além de maximizar o ingresso dos estudantes nesse nível de ensino, ofertar um ensino de qualidade, tanto na seleção de bons profissionais e investir nas oportunidades de ampliação de formação.

    Visto que os alunos tem maior e melhor desempenho quando os docentes tem melhor formação, ou seja, possuem mais titulações; é válido que os mesmo busquem por uma formação continuada, além de aderirem ao uso de tecnologias nas salas de aula e adotarem novas metodologias de ensino.


Projeto: Educação física no exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): características dos fatores preditores de desempenho (2019)

Ítalo Breno Rocha Roseira
José Airton de Freitas Pontes Júnior

    A avaliação em larga escala proporciona informações úteis para o direcionamento de políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação (FELDMANN; SOUZA; HEINZLE, 2016).
Segundo Vianna (2001) esse tipo de avaliação requer um monitoramento de controle, onde possui divisões de gerenciamento durante todo seu processo de criação, aplicação e analise dos resultados, para assim assegurar a qualidade dos resultados obtidos, porém isso tem que ocorrer de maneira prática e eficiente. Para se ter um controle de uma melhor qualidade sob aplicação da avaliação em larga escala é importante verificar suas demandas e articular-se através de mediações e programações que poderá ajudar no controle da qualidade dos resultados, evitando assim possíveis fraudes que poderão ocorrer; Com esse estudo, pretende-se levantar diagnósticos e reflexões críticas com base em evidencias nacionais sobre as realidades do processo de ensino-aprendizagem das IES do país em relação à Educação Física, bem como contribuir com os gestores e tomadores de decisões sobre a melhoria da formação de professores de Educação Física.

Projeto: Contexto do processo formativo dos cursos de Educação Física no Brasil na Percepção dos acadêmicos (2019)

Jonathan Moreira Lopes
José Airton de Freitas Pontes Júnior

    A formação e atuação de professores é uma temática bastante corriqueira nos debates acadêmicos (MAGALHÃES JÚNIOR, 2009). Especificadamente, as discussões estão centradas em algumas questões, como a formação de professores pesquisadores. (FAGUNDES, 2016), infraestrutura inadequada para o exercício da profissão docente, (SOARES NETO et al., 2013), remuneração não condizente/insatisfatória (VICENTINI; LUGLI, 2009), novas metodologias de ensino e o uso de tecnologias em sala de aula (MACHADO, 2011).
	Entre as 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024) sancionado em 2014 é possível observar num terceiro bloco com 4 metas voltadas para melhoria da profissão docente. Resumidamente, umas das metas têm como objetivo formar em nível de pós-graduação 50% dos professores, e garantir a todos profissionais da educação formação continuada em sua área de atuação, bem como assegurar e existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino (BRASIL, 2014).; Analisar a percepção discente sobre as condições do contexto formativo dos cursos de Educação Física no Brasil, contemplando fatores relacionados à infraestrutura e oportunidade de ampliação na formação acadêmica e profissional.

Projeto: Educação física no exame nacional do ensino médio (ENEM): dimensões curriculares e de desempenho dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) (2018)

Yasmim Soares Rodrigues
José Airton de Freitas Pontes Júnior


    O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação em larga escala que procura avaliar os conhecimentos dos alunos participantes. A componente curricular de Educação Física está presente no ENEM desde 2009 na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Diversos estudos em outras tem sido realizados em relação a qualidade da prova e dos desempenho dos candidatos ao ENEM, mas pesquisas que investiguem a área de Educação Física ainda são escassas, principalmente em relação ao estudantes da Educação de Jovens e Adultos. No Brasil, a educação básica para o público jovem e adulto é assegurada gratuitamente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como o poder público passou a oferecer certificação de nível médio para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acima de 18 anos de idade, visto que as matrizes de referência para avaliação em larga escala que contemplem a
disciplina Educação Física no ENEM é a mesma do ENCCEJA (Exame Nacional de Certificação de competências de Jovens e Adultos). Com esse estudo, podemos contribuir com o diagnóstico de problemas curriculares e socioeconômicos relacionado ao desempenho dos estudantes de EJA nas questões de Educação Física no ENEM, potencializando as iniciativas de gestão pedagógica e de políticas públicas fundamentados em resultados de nacionais e comparativos entre as regiões. O projeto tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas questões de Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) relacionando com fatores socioeconômicos e curriculares da área e da outras disciplinas do exame. O Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira
(INEP) disponibiliza os microdados dos questionários de características socioeconômicas e das respostas dos estudantes nas provas e são de livre acesso à comunidade acadêmica. Por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, iremos recorrer aos recursos da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, dos Modelos de Equações Estruturais pertinentes para a análise dos dados e de Regressão multinível, bem como a utilização da TRI quando aplicável.

Projeto: Educação física no exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): características dos instrumentos e fatores preditores de desempenho (2018)

Paulo Maia Ferreira Júnior
José Airton de Freitas Pontes Júnior


    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) busca avaliar a eficiência de alunos de graduação. Esse exame faz parte do SINAES, que busca avaliar esse nível de ensino como um todo. Com as informações proporcionadas por essa avaliação o governo cria um mapeamento analítico em busca de melhorias na qualidade da educação superior, que é a meta 13 do Plano Nacional de Educação. Os programas de avaliação em larga escala são instrumentos que buscam a precisão que aferem de uma maneira geral os conhecimentos e/ou habilidades de uma ampla parcela da população. Nessa vertente, seus resultados podem contribuir na adoção de novas políticas educacionais a fim de sanar ou amenizar os eventuais déficits evidenciados e proporcionar o crescimento das IES. O ENADE apresenta dois componentes de avaliação, um direcionado para formação geral e outro para os conhecimentos específicos. Em várias áreas já se tem estudos sobre os fatores relacionados ao desempenho dos estudantes, mas poucas evidências em relação aos alunos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na literatura atual. Com esse estudo, pretende-se levantar diagnósticos e reflexões críticas com base em evidencias nacionais sobre as realidades do processo de ensino-aprendizagem das IES do país em relação à Educação Física, bem como contribuir com os gestores e tomadores de decisões sobre a melhoria da formação de professores de Educação Física. O projeto tem por objetivo avaliar as provas e os fatores relacionados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física nas provas de Formação Geral e Específica no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O Instituto Nacional de
Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza os microdados dos questionários de características socioeconômicas e das respostas dos estudantes nas provas e são de livre acesso à comunidade acadêmica. Por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, iremos recorrer aos recursos da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, dos Modelos de Equações Estruturais pertinentes para a análise dos dados e de Regressão multinível, bem como a utilização da TRI quando aplicável.




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