Projetos em Andamento

 




Projeto: O quadro das aulas de Educação Física no período da pandemia do Covid-19. 

Pedro Henrique Silvestre Nogueira
José Ribamar Ferreira Júnior
José Airton de Freitas Pontes Júnior

    O projeto faz parte de uma articulação produzida por professores-pesquisadores do IFCE, UECE, UFC e UNIFAMETRO em caráter colaborativo que tem como objetivo central verificar o cenário das aulas de Educação Física escolar no contexto da pandemia do COVID-19 na perspectiva da prática pedagógica das professoras e dos professores de Educação Física no contexto brasileiro.


Projeto: Adaptações acadêmicas durante a pandemia do Covid-19 em universitários brasileiros e portugueses

Leandro Silva Almeida
Andreia Osti 
José Airton de Freitas Pontes Júnior

     A pesquisa visa descrever as adaptações acadêmicas durante a pandemia do Covid-19 de universitários de três diferentes contextos: o Estado de São Paulo, o Estado do Ceará e Portugal por meio de uma pesquisa quantitativa envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Campus Rio Claro), Universidade Estadual do Ceará e Universidade do Minho (Portugal). Com esse mapeamento, os resultados podem contribuir para as políticas e direcionamentos de gestão e ensino no âmbito universitário em diferentes contextos.

Projeto: Avaliação da formação de professores na América Latina e Brasil (2020)

Bianca da Silva Franco
José Airton de Freitas Pontes Junior

    De acordo com as características dos sistemas educacionais da América Latina e do Brasil, surgem os seguintes questionamentos: a partir da formação que os professores recebem, seja inicial ou continuada, como se está a avaliação desses cursos de formação? Esses processos de treinamento estão relacionados ao aprendizado do aluno? O objetivo desse estudo é analisar as políticas de avaliação da formação de professores na América Latina e no Brasil. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e documental, bem como uma abordagem mista com predominância qualitativa. A pesquisa será realizada em 2 etapas: 1) mapeamento das políticas de avaliação da formação de professores nos 18 países pesquisados pelo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) em 2019; e 2) estudo de caso dos estados brasileiros e realidades regionais. Tanto para a primeira quanto para a segunda etapa da pesquisa, existe a expectativa de delineamento de amostra proporcional e por conglomerados, bem como a utilização de estatísticas descritivas e inferenciais por grupos e regiões. O software Iramuteq e a análise de conteúdo de Minayo (2006) serão implantados para as informações textuais. Quanto às informações métricas, será utilizado o software livre R (FIELD, 2012). acreditamos que a avaliação da formação inicial e continuada de professores pode contribuir com as políticas educacionais em diversos aspectos, como prestação de contas à sociedade, monitoramento das redes de ensino, construção de matrizes padronizadas adequadas às diferentes realidades, interpretação e divulgação dos resultados a fim de contribuir com os stakeholders e possibilitar diálogos entre micro e macro avaliação que podem contribuir para diferentes tomadas de decisão, desde o planejamento do professor até a formulação de novas políticas.

Projeto: Rede de Instituições do Observatório Tecnologia na Escola – Rede OTec/FGV

Antonio Germano Magalhães Junior
João Batista Carvalho Nunes
Eloisa Maia Vidal
Marcilia Chagas Barreto
José Airton de Freitas Pontes Júnior

    A Rede de Instituições do Observatório Tecnologia na Escola, vinculado ao Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas – Rede OTec/FGV é um grupo de 19 instituições com experiência em monitoramento e avaliação de projetos e políticas educacionais com ênfase na produção de conhecimentos sobre o uso de tecnologias. E o PPGE/UECE é uma dessa instituições integrantes.

Projeto: Observatório da Rede Municipal de Educação de Fortaleza - pesquisas em políticas educacionais

José Airton de Freitas Pontes Junior
Eloisa Maia Vidal
João Batista Carvalho Nunes
Sofia Lerche Vieira 


 O PPGE/UECE realizou convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza com a proposta de desenvolver pesquisas sobre Formação e Políticas Educacionais de ensino da Rede Municipal nos subprojetos Avaliação da experiência de Tempo Integral, Políticas de avaliação, Tecnologias digitais e Gestão educacional e escolar.














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